Brainstorm: Gostar x Fanatismo


Existe uma grande diferença entre você gostar de algo e ser fanático...


Vejo muitas pessoas realmente inteligentes, mas que em determinados assuntos são cegos, não conseguem elaborar um raciocínio lógico se quer quando o assunto começa a abordar o campo do fanatismo... Não conseguem distinguir o que é certo do que é errado!


Não importa se o fanatismo é por causa de futebol, religião, marca de produto, partido político, artista, etc. A pessoa fanática é incapaz de manter o senso crítico ligado e questionar sempre... Muitos acham que se você gosta de algo é preciso ignorar os questionamentos ou analisar os defeitos... Você só pode ver as qualidades!


Vejo muito na internet os defensores de marcas de produtos e softwares brigando para provar que o seu preferido é o melhor, sem perceber que se limitando a apenas uma marca você perde muito em experiências ou gasta mais!

Existem também os defensores políticos... É melhor nem falar sobre estas pessoas que defendem cegamente um partido, quando na verdade a gente sabe a quantidade de corrupção em todos eles!


Temos os fanáticos religiosos que são incapazes de perceber que todos nós vivemos com teorias, afinal ninguém tem a certeza de qual é a verdade ou se existe apenas uma... O religioso fanático então é programado para não questionar!

E tem os vários outros tipos de fanáticos que não vou descrever, pois não é o objetivo! O Objetivo é fazer pensar... Você é fanático? Você costuma questionar as coisas ou vai apenas na onda?



Texto: Fábio Heinen


A série Brainstorm se destaca por ser escrito em apenas alguns minutos e sem nenhum tipo de trabalho específico... Apenas o que eu penso é publicado, sem ordem, sem correção e sem qualquer tipo de lógica :P